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domingo, 21 de março de 2021

Marcin Dylla, Anton Diabelli e a obra nas mãos do intérprete.

 Olá ... 

Em 2013 eu fiz uma postagem aqui no blog com um vídeo do canal da Florida Guitar Foundation ... uma performance do violonista Marcin Dylla tocando a Sonata em Fá maior de Anton Diabelli:

http://thetaooftheguitar.blogspot.com/2013/09/marcin-dylla-toca-diabelli-1781-1858.html

Agora em 2021 o canal Siccas Guitars repostou no YouTube um vídeo com uma outra performance da mesma obra com o mesmo intérprete. É interessante observar que apesar de ter sido repostado em 2021 o segundo vídeo (esse do Siccas) é provavelmente da mesma época que o primeiro. Isso nos faz refletir sobre alguns aspectos importantes: 1) como é única cada performance, 2) como é importante compararmos interpretações ... as vezes do mesmo artista, 3) como é importante apresentarmos a mesma obra diversas vezes para amadurecer essa música em nossas mãos e principalmente em nossa memória musical e finalmente 4) o trabalho nunca termina. Antes de assistir aos dois vídeos é legal aprender um pouco sobre de Anton Diabelli. Vou deixar aqui o link para a biografia do compositor no Wikipedia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anton_Diabelli

e agora vamos aos dois vídeos. Primeiro o de 2013 postado pela Florida Guitar Foundation:



e agora o mais recente, postado pelo canal Siccas Guitars:



é isso aí.



Grande abraço e bons estudos.

JPP
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terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Matteo Carcassi (1792 - 1853) Opus 60 nº1

 Olha aí uma peça legal pra dar bom dia ao violão: Carcassi opus 60 nº1. Escalas, arpejos, pestanas, mudanças de posição, frases com pergunta/resposta, modulações e ... eu já disse que tem escalas né? Tem escalas, muitas escalas

 :D

Falando sério, é uma peça muito legal pra acordar os dedos e a mente antes daquela boa seção de estudo matinal. Pra quem já conhecia fica a lembrança ... e pra quem ainda não conhece fica a dica: o opus 60 de Matteo Carcassi é uma obra com um incrível valor pedagógico e ótimas situações musicais para trabalharmos os fundamentos de nossa técnica dentro da linguagem clássica.

Bons estudos.

:)

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terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Um site muito muito muito legal. :)

 Olá ... de volta às postagens no blog ... brincando brincando estamos na ativa aqui desde 2005 ... rumo aos 20 anos de blog!

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Bom, pra começar bem 2021 vou deixar aqui uma dica de um site com muito conteúdo legal pra nós violonistas. O que acontece é que somos generalistas no que tange a estilo, época, período. E uma parte importantíssima do nosso repertório está no que se denomina "música antiga". Portanto, não basta ler aquela partitura com uma ótima transcrição para violão de Bach, Scarlatti ou Dowland. Mais do que a partitura precisamos de informação bibliográfica segura para poder conseguir embasamento histórico. 

"Como vou ornamentar? Como são as frases? Como era essa prática na época? etc ..."

Ouvir gravações é essencial ... temos muito a aprender ouvindo muitos intérpretes com visões distintas. Mas as informações bibliográficas são muito importantes também.

É aqui que esse site ajuda bastante:

https://www.earlymusicsources.com/home

 

O objetivo, segundo os criadores do site, é facilitar o acesso às fontes disponíveis de conhecimento sobre música antiga. Simplesmente genial! Sou fã ... meus sinceros agradecimentos e parabéns aos criadores. Vida longa ao EarlyMusicSources.

Um bônus: a grande maioria dos vídeos apresenta legenda em várias línguas, inclusive espanhol e português.

Grande abraço e bons estudos.

:)

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quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Fernando Sor (1778-1839) opus 44: apenas um complemento?

O corpo didático da obra de Sor é composto por seu método e pelos vários estudos, lições e exercícios que o autor publicou e que hoje conhecemos como as obras com os seguintes números de opus:
opus 06
opus 29
opus 31
opus 35
opus 44 e
opus 60

Em uma postagem recente falei um pouco sobre o opus 60. 

Pois bem, em seus comentários na edição da Tecla dos Estudos Completos de Sor, o pesquisador Brian Jefrey define que o opus 44 seria uma espécie de complemento ao opus 60, como um anexo ou adendo. De fato, faz sentido. Mas é possível também que o ilustre compositor espanhol estivesse presenteando os estudantes com pequeninas suítes instrumentais ou sequencias de peças para serem apresentadas no palco e contribuir para seu amadurecimento artístico. Isso porque no opus 44 as peças estão agrupadas por tonalidade formando sequencias. Fica a dica para reflexão.

Grande abraço e bons estudos.
JPP

:)
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CPM 90 anos: Violões do Brasil.

Muito feliz por estar na programação das comemorações dos 90 anos do Conservatório Pernambucano de Música. Este programa está realmente incrível:




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:)
Grande abraço e bons estudos.
JPP


sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O Tao do violão: o que é Tao? por que o nome do blog? o que é Flow?

 Olá .... esse deveria na verdade ser o primeiro post do blog ... ou estar no cabeçalho. Mas, com um pequeno atraso de mais de quinze anos, vamos começar a falar um pouco mais sobre isso. 

Na época em que eu era estudante universitário comecei a me interessar muito por filosofias orientais ... budismo, história do Japão, yoga, e finalmente o taoísmo. Na época tinha um livro que era bastante comentado chamado O Tao da Física, de Fritjof Capra, que falava sobre a quebra de paradigma nas ciências modernas. O nome do blog foi inspirado por todas essas influências, mas principalmente pelo livro principal do taoísmo que é o Tao Te Ching de Lao Tsé. Se você nunca ouviu falar vale a pena ler um pouquinho sobre o assunto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo

Bem, mas o que o Tao tem a ver com o violão e a música? 

Tudo.

Na verdade uma das principais coisas que reviram nossa cabeça quando vamos estudar um pouco sobre taoísmo é a impossibilidade de conceituar o Tao:

"Quem sabe sobre o Tao não fala sobre ele"

Algumas ideias sobre o fluxo dos movimento (flow) e a "ação pela não ação" (Wu-Wei) influenciaram muitos atletas, músicos, bailarinos, entre outros. Ao analisarmos nosso trabalho de repetição, a prática discursiva, a movimentação constante, etc ..  percebemos que tudo está ligado ao flow . É impossível tocar bem o estudo nº1 de Villa-Lobos, por exemplo, sem entrar no estado de comunhão com a música que é descrito no Tao ...  o uso dessa filosofia em nossa pratica diária nos coloca em um incrível caminho de consciência em relação à tudo que nos cerca, a nós mesmo e ao universo. O que fazemos em música está perfeitamente alinhado com as ideias presentes nesta doutrina filosófica ... estudar música através de um instrumento musical é praticar a vida.

Espero ter confundido mais do que explicado ... mas se de alguma forma você está curioso então valeu a pena.

Fica aqui um pequeno vídeo em inglês (mas com legendas) que encontrei no youtube.

Grande abraço e bons estudos.

:)

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quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

J. S. Bach (1685-1750) - Minueto Bwv 841 (Para Wilhelm Friedemann) - Maria Flor e João Paulo Pessoa: duas abordagens diferentes de um pequeno Haikai barroco.

Esta pequena peça foi escrita originalmente para cravo e está no Clavier-Büchlein vor Wilhelm Friedemann Bach, livro de peças didáticas dedicado ao segundo filho de J. S. Bach. 
Segundo Karl Geiringer, este pequeno minueto foi na verdade escrito pelo próprio Wilhelm ... esta informação pode ser consultada na pág. 77 do livro Dance and the Music of J. S. Bach das autoras Meredith Little, Natalie Jenne. Segue o link para consulta:

Sobre as diferentes abordagens ...
Tive a sorte de poder tocar este minueto com a multi-artista Maria Flor de duas maneiras distintas.... como duo de violões e com voz e violão. Esta segunda maneira foi ideia de Maria e eu realmente me surpreendi com o resultado.
Aproveito para mais uma vez agradecer publicamente:
Maria, obrigado por fazer música comigo.

:)

Espero que gostem das duas versões. Esta pequena peça pra mim é como se fosse um Haikai ... as belezas mais surpreendentes podem estar nas coisas mais simples.

Grande abraço e bons estudos.

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JPP









sábado, 12 de dezembro de 2020

Duo Assad nas comemorações dos 90 anos do CPM

 Não consigo nem encontrar palavras pra descrever a importância do Duo Assad para nossa música e a felicidade de ouvi-los nas comemorações dos 90 anos do Conservatório Pernambucano de Música.

O repertório inteiro é incrível ... a ultima obra do programa é muito emocionante.

Um ótimo concerto ... e bons estudos.

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:)