Translate with Google

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Um site muito muito muito legal. :)

 Olá ... de volta às postagens no blog ... brincando brincando estamos na ativa aqui desde 2005 ... rumo aos 20 anos de blog!

:)

Bom, pra começar bem 2021 vou deixar aqui uma dica de um site com muito conteúdo legal pra nós violonistas. O que acontece é que somos generalistas no que tange a estilo, época, período. E uma parte importantíssima do nosso repertório está no que se denomina "música antiga". Portanto, não basta ler aquela partitura com uma ótima transcrição para violão de Bach, Scarlatti ou Dowland. Mais do que a partitura precisamos de informação bibliográfica segura para poder conseguir embasamento histórico. 

"Como vou ornamentar? Como são as frases? Como era essa prática na época? etc ..."

Ouvir gravações é essencial ... temos muito a aprender ouvindo muitos intérpretes com visões distintas. Mas as informações bibliográficas são muito importantes também.

É aqui que esse site ajuda bastante:

https://www.earlymusicsources.com/home

 

O objetivo, segundo os criadores do site, é facilitar o acesso às fontes disponíveis de conhecimento sobre música antiga. Simplesmente genial! Sou fã ... meus sinceros agradecimentos e parabéns aos criadores. Vida longa ao EarlyMusicSources.

Um bônus: a grande maioria dos vídeos apresenta legenda em várias línguas, inclusive espanhol e português.

Grande abraço e bons estudos.

:)

[]




Nenhum comentário: