Translate with Google

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O Tao do violão: o que é Tao? por que o nome do blog? o que é Flow?

 Olá .... esse deveria na verdade ser o primeiro post do blog ... ou estar no cabeçalho. Mas, com um pequeno atraso de mais de quinze anos, vamos começar a falar um pouco mais sobre isso. 

Na época em que eu era estudante universitário comecei a me interessar muito por filosofias orientais ... budismo, história do Japão, yoga, e finalmente o taoísmo. Na época tinha um livro que era bastante comentado chamado O Tao da Física, de Fritjof Capra, que falava sobre a quebra de paradigma nas ciências modernas. O nome do blog foi inspirado por todas essas influências, mas principalmente pelo livro principal do taoísmo que é o Tao Te Ching de Lao Tsé. Se você nunca ouviu falar vale a pena ler um pouquinho sobre o assunto:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo

Bem, mas o que o Tao tem a ver com o violão e a música? 

Tudo.

Na verdade uma das principais coisas que reviram nossa cabeça quando vamos estudar um pouco sobre taoísmo é a impossibilidade de conceituar o Tao:

"Quem sabe sobre o Tao não fala sobre ele"

Algumas ideias sobre o fluxo dos movimento (flow) e a "ação pela não ação" (Wu-Wei) influenciaram muitos atletas, músicos, bailarinos, entre outros. Ao analisarmos nosso trabalho de repetição, a prática discursiva, a movimentação constante, etc ..  percebemos que tudo está ligado ao flow . É impossível tocar bem o estudo nº1 de Villa-Lobos, por exemplo, sem entrar no estado de comunhão com a música que é descrito no Tao ...  o uso dessa filosofia em nossa pratica diária nos coloca em um incrível caminho de consciência em relação à tudo que nos cerca, a nós mesmo e ao universo. O que fazemos em música está perfeitamente alinhado com as ideias presentes nesta doutrina filosófica ... estudar música através de um instrumento musical é praticar a vida.

Espero ter confundido mais do que explicado ... mas se de alguma forma você está curioso então valeu a pena.

Fica aqui um pequeno vídeo em inglês (mas com legendas) que encontrei no youtube.

Grande abraço e bons estudos.

:)

[]




Nenhum comentário: