Translate with Google

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Livros: O Discurso dos Sons - Nikolaus Harnoncourt

 


Olá ... mais um post aqui para o nosso blog. 

Brincando, brincando ... estamos indo rumo aos 20 anos de blog daqui a dois anos. Bastante coisa. O tempo voa mesmo. Na postagem de hoje vou deixar registrado aqui no nosso espaço um vídeo que fiz recentemente sobre o livro O Discurso dos Sons, de Nikolaus Harnoncourt. 

No vídeo que está lá no meu canal do Youtube, faço uma pequena leitura com comentários mínimos, do índice do livro e de trechos do prefácio. Parece bobo na verdade, pois, qualquer um pode acessar o material na internet nos dias de hoje ler por si só ... mas, esse é exatamente o problema. Então, meu objetivo é tentar inspirar meus alunos a ler mais. Não sei se estou de fato sendo bem sucedido em meu empenho ... mas, tenho tentado.

Se você tem interesse em folhear as primeiras páginas desse material incrível escrito na década de 1980 por Nikolaus Harnoncourt, vou deixar aqui o link de uma amostra no Google books:

https://www.google.com.br/books/edition/O_Discurso_dos_Sons/OgUQX5TQKYgC?hl=pt-BR&gbpv=1&printsec=frontcover

Se você nunca ouviu falar em Nikolaus Harnoncourt (talvez você deva rever seu círculo de amizades), vou deixar aqui o link da Wiki:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nikolaus_Harnoncourt

Mas, já adianto que ele é um "barra pesada" desse universo fantasticamente lindo e onírico da música antiga ... recomendo muito que você faça suas próprias pesquisas e descubra mais sobre a música que Nikolaus Harnoncourt produziu. De qualquer forma, vou deixar aqui um link para um de seus álbuns na plataforma de streaming de música que utilizo atualmente, que é o Youtube Music. Mas, Nikolaus Harnoncourt é tão famoso que você encontra seus álbuns em qualquer plataforma.

https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_lArGwl9f_EjhhtgozVQxCxl7AI1cDhD30&si=_c__auS_S-Bz0rU3

E aqui um vídeo do Youtube com um "pouquinho" da mágica do genial Harnoncout. Por favor, assista:



Mas voltando um pouco a falar sobre O Discurso dos Sons, eu realmente ficaria bem feliz em saber que, por conta desse post, você decidiu ler esse livro. Os livros são objetos mágicos ... então, não duvide do poder que esse texto pode ter de mudar sua vida musical. Mas mesmo que você não possa ler agora, coloque na fila. 

No vídeo que fiz lá no meu canal, eu cito também o cravista Marcelo Fagerlande, que é o responsável pela tradução para o português do Brasil da edição que temos disponível. Poxa, devemos muito ao professor Fagerlande ... ter acesso a esse material foi algo realmente muito relevante para toda uma geração de músicos, que hoje são professores e professoras. Se você não conhece o cravista brasileiro Marcelo Fagerlande aqui está uma ótima oportunidade, apenas clique no link abaixo:

http://www.marcelofagerlande.com.br/pt/

Vou deixar um link também para um de seus álbuns:

https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_ljDXcymJetMcZefePosx4PNvWhixvP0dQ&si=oCqMP4gXZ7SpN_8K


Além do professor Fagerlande, em meu vídeo, eu cito também a professora Myrna Herzog (https://en.wikipedia.org/wiki/Myrna_Herzog) ... um nome de igual importância quando falamos do movimento da Música Antiga. Myrna Herzog escreve o prefácio da edição brasileira de O Discurso dos Sons, e é também uma das responsáveis pela revisão do texto. No Youtube, o canal Viola da Gamba Brasil, disponibiliza uma entrevista com a professora Myrna Herzog de aproximadamente uma hora que vale muito a pena:


E aqui, a professora Myrna Herzog frente ao Ensemble Phoenix:


Para finalizar nosso post de hoje, vou deixar aqui o link do vídeo que está no meu canal do Youtube:



E se esse material de alguma maneira for útil para você, saiba que ficarei bem feliz. 

Grande abraço musical e fraterno ...  e bons estudos.

[]

:)

João Paulo Pessoa.

Nenhum comentário: