Translate with Google

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Suite Bwv 996 de J. S. Bach: exercitando comparar algumas interpretações.

 Olá .... 

essa vai ser mais uma daquelas postagens com sugestões de vídeo e áudio de uma mesma peça pra compararmos.



Já fiz isso em outros posts do blog. Acho que é muito importante para nosso desenvolvimento musical. Normalmente começamos nossa jornada no instrumento com a sensação de que teremos muito trabalho com as mãos e com o treino e adestramento das habilidades motoras de de nosso "mecanismo" técnico diretamente no instrumento ... no entanto, muito de nosso desenvolvimento está ligado na verdade à maneira como ouvimos. A música é extremamente (inter e) multi-discilpinar. Formar-se como um bom músico requer um estudo bastante amplo: conhecimento e habilidade técnica, controle motor, conhecimento teórico, histórico, estético, intuitivo, filosófico, artístico, psicológico, linguístico, cultural e por aí vai .... porém, algo que está intrínseco e obvio, mas que muitas vezes passa desapercebido é nossa habilidade como ouvintes de música. Um músico virtuoso precisa necessariamente ser um ouvinte virtuoso. Esse é infelizmente um aspecto tão óbvio quanto negligenciado em nossa formação geral. Por isso é tão importante desenvolver o hábito de comparar criticamente várias interpretações de uma mesma obra.

No nosso exercício iremos comparar algumas interpretações da Suite Bwv 996 de J. S. Bach, conhecida como a "Suite nº1 para Alaúde". Bem, antes vamos lembrar alguns detalhes importantes: é preciso conhecer um pouco sobre estilo, período histórico e informações específicas. Vou deixar alguns links pra ajudar nisso. Se você não sabe nada sobre música barroca: https://en.wikipedia.org/wiki/Baroque_music e/ou https://www.baroque.org/baroque ... Se você nunca ouviu falar de J. S. Bach (sério?): https://en.wikipedia.org/wiki/Johann_Sebastian_Bach

... e por fim, mas não menos importante, se você não conhece os termos "Lautenwerke" ou "Lute-Harpsichord" e/ou se você acha que a música de alaúde de J. S. Bach é mesmo pra alaúde ... melhor dar uma lida nesse outro post antes: http://thetaooftheguitar.blogspot.com/2010/02/lute-harpsichord.html


Bom ... preparado o caminho e esclarecidos todos os "se's" e "porém's", vamos às nossas versões da Suite Bwv 996 de J. S. Bach a serem comparadas. Resolvi começar com uma ótima versão ao alaúde da italiana Evangelina Mascardi. Importante prestar atenção à resolução das vozes, diferenças na textura das polifonias apresentadas e no fraseado mais característico dos músicos com prática de instrumentos de época:



No próximo exemplo teremos o famoso violonista David Russell interpretando a mesma obra. Observe a diferença de sonoridade do violão em relação ao alaúde, as diferenças de timbre, articulação, possibilidades de ornamentação, e mais  voltado para as escolhas interpretativas; perceba as diferentes escolhas dos andamentos, pontos de impulso, fraseados e concepções estéticas:




Agora vamos para nosso terceiro exemplo. Sugiro e recomendo muito fortemente as geniais interpretações do grande cravista Gustav Leonhardt (já deu pra ver que sou fã ne?) ... mas um outro ponto importante sobre este terceiro exemplo ... não estou passando aqui um vídeo do youtube, mas sim, um link para um áudio ... o álbum completo em uma plataforma de streaming de música. Outro ponto importante em nossa formação como ouvintes de música: tenha em mente que o que você vê altera a forma como você ouve. Sendo assim é fundamental que você tenha experiências diversificadas como ouvinte e que priorize ouvir mais do ver. Sugiro com muita veemência aos meus alunos que busquem ouvir mais álbuns e ver menos vídeos ... mas isso é uma discussão pra outro post. Na interpretação do mestre Leonhardt observe bem as diferenças na ornamentação, escolhas de andamento, pontos de impulso, reiterações de ritmos característicos de cada dança e também como as diferentes características do instrumento (Cravo/Harpsichord) são definitivos em certas escolhas interpretativas.

https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_n-X5-wDFBFVhUAHKOPj5YlHgJ2aKFCeGg&feature=share

para os que não utilizam streaming de música vou deixar o link de uma playlist do álbum de Leonhardt de 1985:



Por hoje é só pessoal. 
Boa viagem, grande abraço musical e bons estudos.

:)
[]


JPP



Nenhum comentário: