Translate with Google

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Mario Castellnuovo-Tedesco no cinema!

 Olá ... essa é uma postagem sobre um filme imperdível para violonistas. Prepare a pipoca.

:)




Recentemente eu estava navegando despretensiosamente em uma plataforma de streaming de filmes e acabei esbarrando em um incrível filme feito em 2018: o Maestro. Trata-se de uma  tentativa de retratar a vivência do compositor italiano Mario Casltenuovo-Tedesco na Hollywood da primeira metade do século XX. Na ótima trilha sonora do filme tem muitos momentos violonísticos: trechos do concerto em ré maior opus 99, das guitarras bem temperadas opus 199 ou do quinteto opus 143.

Vou deixar aqui uns links com a sinopse e uma página de um streaming:

https://www.looke.com.br/filmes/o-maestro

https://www.amazon.com/Maestro-Xander-Berkeley/dp/B07N8J6T79

Uma pena que o filme esteja centrado na vivencia de Tedesco com o universo das trilhas sonoras e o período de sua vida em que ele  viveu nos E.U.A. ... ficaram de lado por exemplo seu contato com Segóvia, com Heitor Villa-Lobos ou com o duo Presti-Lagoya. Mas de qualquer maneira foi incrível ver no cinema a dramatização de uma pequena parte da vida de um de meus compositores preferidos para violão. Uma pena também não estar disponível facilmente na internet a informação de quem são os músicos executantes na trilha sonora, especificações sobre as gravações utilizadas, etc.  Mas, enfim, se você é um aficcionado por violão clássico, por música e por filmes esse filme é definitivamente pra você.



E se você nunca ouviu falar em Tedesco (sério?!!?) vou deixar um link biográfico aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Mario_Castelnuovo-Tedesco

Mais sobre o filme:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Maestro_(2018_film)

e o trailer:


Para finalizar o post vou deixar aqui minha humilde interpretação do 2º movimento da Sonata opus 77 - Andantino, quasi canzone.





É isso ... 
Grande abraço e bons estudos.
[]
:)

JPP

 



2 comentários:

Maria Flor disse...

Esse filme é muito legal. Não se aprofunda muito na história dele, mas é massa mesmo assim. Que bom que existe esse filme mostrando ele. Muito massa a indicação, João. Muito obrigado. Abraço 🌹❤️🤖

Joao Paulo Pessoa disse...

Obrigado por comentar Maria. 🤓 ... Vou considerar fazer mais posts sobre filmes, discos e livros.
🤖♥️🌹