Este blog é um espaço para a publicação de artigos sobre música, arte, literatura, poesia, filosofia, citações, fotos, textos, vídeos e idéias sobre a arte de decifrar os segredos desta caixa mágica de sons que é o violão. João Paulo Pessoa.
Além de posts relacionados ao universo do violão e da música clássica, você encontrará aqui textos sobre prog rock, guitarra elétrica e outros interesses musicais e artísticos da minha personalidade.
Boa viagem.
Translate with Google
quinta-feira, 12 de julho de 2012
William Kanengiser Classical Guitar Mastery
Olá!
Este é o trecho inicial de uma interessante video-aula na qual o Músico e Professor William Kanengiser fala sobre sonoridade, técnica e Música.
Recomendo bastante.
A venda na Amazon
Bons estudos!
Em um Par de minutos ... o sentido e o exemplo.
Saudações a todos!
Este é um pequeno trecho do documentário "Segovia at Los Olivos", no qual em o Grande Mestre do violão na primeira metade do séc. XX define e demonstra, em um par de minutos, qual é o sentido e a alma do violão erudito.
"It's like an Orchestra ... to wich we could look with the reverse side of a binoculars. (...)
It's not realy as listening to Music, but, better, dreaming with Music."
"É como uma orquestra ... para a qual nós olhamos com o lado inverso de um binóculo. (...)
Não é realmente como ouvir Música, mas, melhor, é como sonhar com a Música. "
Simplesmente Fantástico!
Grande Abraço e Bons Estudos!!!
João Paulo Pessoa.
Este é um pequeno trecho do documentário "Segovia at Los Olivos", no qual em o Grande Mestre do violão na primeira metade do séc. XX define e demonstra, em um par de minutos, qual é o sentido e a alma do violão erudito.
"It's like an Orchestra ... to wich we could look with the reverse side of a binoculars. (...)
It's not realy as listening to Music, but, better, dreaming with Music."
"É como uma orquestra ... para a qual nós olhamos com o lado inverso de um binóculo. (...)
Não é realmente como ouvir Música, mas, melhor, é como sonhar com a Música. "
Simplesmente Fantástico!
Grande Abraço e Bons Estudos!!!
João Paulo Pessoa.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Ricardo Gallen: The Bach Recordings (2011)
Olá Amigos.
Feliz ano-novo!
De volta às postagens.
Encontrei no Vimeo este interessante mini-doc feito pela wanderingeyeproductions.com
sobre as gravações das obras de Bach feitas pelo violonista espanhol Ricardo Gallen com a produção do famosíssimo violonista canadense Norbert Kraft.
Interessante observar que o Gallen não usa um violão moderno, mas sim uma replica de uma guitarra clássico-romântica. Uma escolha pouco comum mas com um ótimo resultado.
Espero que gostem.
Grande Abraço e Bons Estudos!
the Bach recordings (2011) from Wandering Eye on Vimeo.
Feliz ano-novo!
De volta às postagens.
Encontrei no Vimeo este interessante mini-doc feito pela wanderingeyeproductions.com
sobre as gravações das obras de Bach feitas pelo violonista espanhol Ricardo Gallen com a produção do famosíssimo violonista canadense Norbert Kraft.
Interessante observar que o Gallen não usa um violão moderno, mas sim uma replica de uma guitarra clássico-romântica. Uma escolha pouco comum mas com um ótimo resultado.
Espero que gostem.
Grande Abraço e Bons Estudos!
the Bach recordings (2011) from Wandering Eye on Vimeo.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Noticia da ASCOM UFPE
Ex-aluno da UFPE é um dos quatro selecionados para aula com o violonista Manuel Barrueco
Matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da UFPE no site da mesma.
"O violonista João Paulo Pessoa, formado este ano em Bacharelado em Música – Violão pela UFPE, foi um dos quatro selecionados entre inscritos de toda a América Latina para participar de aula com o violonista cubano-americano Manuel Barrueco. A aula aconteceu em São Paulo, como parte do 3º Festival Leo Brouwer, o mais importante congresso de violão erudito da América Latina, que aconteceu de 21 a 30 de outubro. Manuel Barrueco é considerado o melhor do mundo no violão erudito e esteve no Brasil pela primeira vez a convite do festival. As aulas com Barrueco foram individuais e públicas: cada aluno subiu ao palco com o professor e lá eles se apresentaram.
O congresso contou com palestras, apresentações de trabalhos, cursos, lançamentos de livros e CDs e apresentações artísticas. O professor da UFPE Mauro Maibrada, orientador de João Paulo Pessoa em seu curso, foi ao festival como observador, convidado pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, que apóia o evento. Segundo o professor, o evento foi muito proveitoso e a experiência dele e de João Paulo, instrutiva e enriquecedora. Além disso, a seleção do aluno traz reconhecimento para o curso de música da Universidade. “A nossa presença no festival veio confirmar o ótimo trabalho que tem sido feito na UFPE com relação ao violão erudito,” relata o professor."
Matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da UFPE no site da mesma.
domingo, 4 de setembro de 2011
Uma bela exposição de Técnica Violonistica.
Matt Palmer tocando o Carnaval de Veneza de Francisco Tárrega.
O título explica o post!
Grande Abraço a todos e bons estudos!
O título explica o post!
Grande Abraço a todos e bons estudos!
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Indicação de leitura: "The Narural Classical Guitar" de Lee F. Ryan.
Olá amigos.
Gostaria de indicar este livro para todos os estudantes de violão.
É um pouco como um livro de "auto-ajuda" violonistica e musical. Mescla violão e música com idéias filosóficas e holísticas ligadas às tradições orientais e ocidentais. Muito interessante. O livro traz também ótimas dicas sobre organização do estudo e preparação para recitais.
Eu traduzi do inglês um pequeno trecho do último capítulo:
"Os antigos gregos consideravam a lira, um parente do violão, como um símbolo secreto do ser humano. O corpo da lira representava a forma humana, as cordas eram consideradas os nervos, e o músico era o espírito. Nessa analogia, se o corpo humano e o sistema nervoso estão em boas condições, como uma lira afinada, então o espírito cria harmonia e satisfação. Mas se o corpo e o sistema nervoso estão em condições precárias, como um lira desafinada, então o que o espírito tenta criar sai como a discórdia e sofrimento para o indivíduo. Esta visão do corpo como um instrumento faz sentido, porque a física moderna nos diz que todos os sistemas físicos - a matéria bruta, moléculas, átomos e partículas subatômicas - estão vibrando em várias freqüências. Já que o cérebro e o corpo são constituídos por sistemas físicos como vibração, é razoável dizer que elas podem estar dentro ou fora de sintonia, como instrumentos musicais. Na verdade, nós usamos termos musicais no nosso dia-a-dia que transmitem apenas a idéia. "A relação entre eles harmoniosa" e "Ela está realmente em sintonia com todos" são expressões comuns. Provavelmente, nos sentimos atraídos pelo violão, porque é um símbolo secreto da natureza musical de nossas mentes e corpos. Talvez inconscientemente, queremos aprender a afinar e tocar bem o violão, porque de alguma forma que isso nos faça sentir que estamos, nós mesmos, “afinados” com o Universo.
A comparação grega do corpo humano com um instrumento musical é complementada por sua idéia sobre o grande poder da música de influenciar a vida humana para o bem ou para o mal. O filósofo Pitágoras considerou que certos tipos de músicas tocadas na lira poderiam purificar a alma de "influências irracionais." Ele dizia ser capaz de aliviar distúrbios emocionais, como raiva e cura de várias doenças pela reprodução de peças especiais de música."
A comparação grega do corpo humano com um instrumento musical é complementada por sua idéia sobre o grande poder da música de influenciar a vida humana para o bem ou para o mal. O filósofo Pitágoras considerou que certos tipos de músicas tocadas na lira poderiam purificar a alma de "influências irracionais." Ele dizia ser capaz de aliviar distúrbios emocionais, como raiva e cura de várias doenças pela reprodução de peças especiais de música."
Aí vai o link da pagina do autor na amazon:
Um grande Abraço a todos, bons estudos e tudo de bom.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Obrigado!
Fotografia: Paula França.
Minha super gratidão a todos que compareceram ao meu recital, e também aos que não puderam ir mas mandaram muita energia positiva.
Muitissimo Obrigado!
terça-feira, 21 de junho de 2011
Convite para Recital de Conclusão de Curso.
Convido todos os amigos e colegas a virem assistir meu recital de conclusão no curso superior de Bacharelado em Música/Instrumento-Violão pela Universidade Federal de Pernambuco.
O evento acontecerá na sexta-feira, dia 01/07/2011 às 20:00 hrs no Teatro Hermilo Borba Filho.
Rua Cais do Apolo, 121 - Bairro do Recife
Recife - PE, 50030-230
Fone: 81 3232-2028
mapa:
Exibir mapa ampliado
Programa:
Primeira Parte.
- Fantasia Quinta.
- Suite BWV 996 para Alaúde (Transcrita para Violão).
- Praeludio.
- Allemande.
- Courante.
- Sarabande.
- Bourrée.
- Gigue.
- Five Impromptus.
- Recitativo.
- Agitato.
- Elegiaco.
- Con Fuoco.
- Arioso.
Intervalo.
Segunda Parte.
- Ritmata.
- Sonata op. 77 - Ommagio a Bocherini.
- Allegro con Spirito.
- Andatino - Quasi Canzone.
- Tempo di Menuetto.
- Presto Furioso.
João Paulo Pessoa: violão.
Muito Obrigado pela atenção.
Grande Abraço a todos.
João Paulo Pessoa.
O evento acontecerá na sexta-feira, dia 01/07/2011 às 20:00 hrs no Teatro Hermilo Borba Filho.
Rua Cais do Apolo, 121 - Bairro do Recife
Recife - PE, 50030-230
Fone: 81 3232-2028
mapa:
Exibir mapa ampliado
Programa:
Primeira Parte.
- Simone Molinaro (1570-1633).
- Fantasia Quinta.
- J. S. Bach (1685-1750).
- Suite BWV 996 para Alaúde (Transcrita para Violão).
- Praeludio.
- Allemande.
- Courante.
- Sarabande.
- Bourrée.
- Gigue.
- Richard R. Bennett (1936 - ).
- Five Impromptus.
- Recitativo.
- Agitato.
- Elegiaco.
- Con Fuoco.
- Arioso.
Intervalo.
Segunda Parte.
- Edino Krieger (1928 - )
- Ritmata.
- Mario Castelnuovo Tedesco (1895 - 1968)
- Sonata op. 77 - Ommagio a Bocherini.
- Allegro con Spirito.
- Andatino - Quasi Canzone.
- Tempo di Menuetto.
- Presto Furioso.
João Paulo Pessoa: violão.
Muito Obrigado pela atenção.
Grande Abraço a todos.
João Paulo Pessoa.
Assinar:
Postagens (Atom)