Translate with Google

sexta-feira, 26 de março de 2010

VI FENAVIPI - Masterclass com Paul Galbraith - Impressões de um estudante.






Olá amigos,

Estou escrevendo este post para compartilhar algumas impressões da minha masterclass com o grande músico, violonista e professor Paul Galbraith. Vou aproveitar e falar um pouco sobre o festival em que ocorreu esta masterclass: a sexta edição do Festival Nacional de Violões do Piauí (FENAVIPI).

Além do Paul Galbraith, participaram do Festival: a violonista chinesa Xuefey Yang, o autraliano Tommy Emmanuel (Fingerstyle steel-strings guitarist), Nonato Luiz, o renomado violonista clássico Fábio Zanon, o lendário Carlos Barbosa-Lima (incrivelmente virtuoso), o multi-violonista Nicolas de Souza Barros, o violeiro Roberto Corrêa, Franciel Monteiro e o pernambucano Henrique Annes. O festival ocorreu entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2010, sob a direção de Erisvaldo Borges.

A abertura foi com o Tommy Emmanuel. O cara é um verdadeiro showman. Um virtuose do violão de cordas de aço que segue a tradição de Chet Atkins. O recital da Xuefey foi muito bom também. Fiquei impressionado com o controle musical que ela mostrou. O Zanon dispensa comentários, imperdível como sempre. O Barbosa Lima foi uma coisa muito mágica, o cara segura a platéia na palma da mão. Gostei muito do Nicolas de Souza Barros, ele fez um recital tocando guitarra barroca na primeira parte e violão de oito cordas na segunda. Ele apresenta esses instrumentos como “o violão do passado e o do futuro”. Acho que não concordo muito com essa visão,mas mesmo assim adorei o recital. Mas eu estava ansioso mesmo para assistir o recital do Galbraith. Para quem não conhece aí vai o site dele:

http://www.paul-galbraith.com/

Paul Galbraith é um músico que toca violão de uma maneira muito particular: ele utiliza uma posição vertical semelhante ao violoncelo, um espigão e uma caixa de ressonância. O violão dele também é diferente: um violão de oito cordas sendo que uma corda é mais grave e outra mais aguda que a do violão normal, expandindo assim a tessitura do instrumento. Eu o conhecia de nome e através de algumas gravações, e já tinha ciência da dificuldade de assistir recitais dele no Brasil. Quando soube que ele estaria no VI FENAVIPI, achei que seria uma chance única.

Aqui vai o programa do recital dele:

J. S. Bach – Suite BWV 1007

L. Berio – Brin (arr: P. Galbraith)

M. Castelnuovo-Tedesco – Sonata op.77

F. J. Haydn – Sonata hob # 36

M. Ponce – Variações e fuga sobre ‘LA Folia de Espanha’

Depois de assistir seu recital deu pra entender um pouco a busca deste músico por um repertório de qualidade superlativa. O recital inteiro foi incrível, a técnica fluente, a música acima de tudo, a facilidade de transmitir as idéias, realmente impressionante. O som que ele consegue extrair do violão dele é diferente de um violão normal. Confesso que estranhei um pouco, mas entendi que era algo que fazia parte de sua busca. Um grande músico, sem dúvida!

As palestras e masterclasses do festival também foram ótimas. A palestra do Nicolas de Souza Barros foi sobre aspectos históricos e práticos da digitação. O Barbosa-Lima falou muito sobre sua maneira de fazer arranjos e sobre sua carreira internacional. O Zanon e a Xuefey Yang também deram aulas muito proveitosas e inspiradoras.

Minha masterclass com o Galbraith foi no último dia do Festival.

Eu já sabia da visão peculiar dele sobre a música instrumental de Bach, então me inscrevi na sua masterclass com a suite BWV 996. A aula foi sobre o Prelúdio desta suíte.

O Galbraith faz muitas comparações pertinentes entre a música instrumental e a música cantada de Bach, fazendo sempre uma ligação da primeira, com textos religiosos presentes na segunda. Pude entender um pouco a colocação do Zanon, de que o Galbraith vê a música de Bach de forma “Holística”. Mas acho também que a visão do Galbraith tem um sentido histórico e prático.

Minha impressão dele como músico e como professor foi a melhor possível: um pesquisador apaixonado pelo que faz e um mestre muito competente, paciente e tranqüilo. Quem tem aula com ele se sente quase na presença de um “sábio monge”. Foi incrivelmente inspirador o pequeno contato que tive com este grande Músico. Enfim, sinto-me um sortudo por ter tido esta oportunidade, e acho que aproveitei da melhor forma que pude. Fiquei inspirado pra estudar mais e mais. No fim, como no princípio, continuar é o mais importante.

Grande Abraço e Bons Estudos!!!

[]

João Paulo Pessoa.

6 comentários:

Maria OLiveira disse...

Grande João Paulo, muito legais as postagens novas. Sempre um trabalho de grande qualidade, fazendo música ou escrevendo.

Abração!

Joao Paulo Pessoa disse...

Lucas, muito obrigado pela força!!!

[]

João Paulo Pessoa.

Juba disse...

Simplesmente ótimo!!!

Tua paixão pelo violão contagia muitas pessoas, e estas aprendem a analisar com outros olhos esse instrumento tão popular e tão desconhecido. Um paradoxo digno de reflexões, a meu ver. Continue sempre dedicado, João.

Só posso dizer uma coisa: VIDA LONGA AO BLOG THE TAO OF THE GUITAR!!!

:)

[]

...

Isa Fernandes disse...

Adorei sua interpretação e seu trabalho de pesquisa. Parabéns! Siga em frente.

Joao Paulo Pessoa disse...

Obrigado Pela força Juba!

Joao Paulo Pessoa disse...

Isa, muito obrigado por seu comentário.
A idéia é seguir em frente mesmo!

valeu!