
Este blog é um espaço para a publicação de artigos sobre música, arte, literatura, poesia, filosofia, citações, fotos, textos, vídeos e idéias sobre a arte de decifrar os segredos desta caixa mágica de sons que é o violão. João Paulo Pessoa.
Além de posts relacionados ao universo do violão e da música clássica, você encontrará aqui textos sobre prog rock, guitarra elétrica e outros interesses musicais e artísticos da minha personalidade.
Boa viagem.
Translate with Google
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Anatomia!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
"10 Axiomas Básicos" de Leo Brouwer.

10 Axiomas básicos de leo Brouwer.
1.- Calentamiento
Para la mano izquierda octavas cromáticas
Para la mano derecha, arpegios y rasgueos
2.- Velocidad
Utilizar posiciones fijas de mano izquierda cerca del cuerpo (por ejemplo en octava posición) y hacer pequeñas escalas de notas de ligero a intenso. Primero en una cuerda, luego en dos... Podemos añadir cada vez una nota más, haciendo siempre una pausa cuando terminamos la mini escala.
3.- Desplazamiento de izquierda
Stacato en las notas con la mano izquierda
Vigilar la llegada, no la salida haciendo saltos de 1ª a 2ª, de 1ª a 3ª, de 1ª a 4ª posición, etc...
4.- Independencia de la mano Izquierda
Con un dedo fijo a modo de cejilla hacer ligados y escalas sobre todas las cuerdas con el resto de los dedos. Probad todas las combinaciones posibles.
5.- Memoria
No memorizar desde el principio ya que se fijan los errores.
6.- Digitaciones
Nunca hay digitaciones definitivas.
7.- Empezar a tocar cerca del cuerpo, es decir, al coger la guitarra no tocar en las primeras posiciones, sino en las cercanas a la caja de resonancia.
8.- Añadir a las escalas color y articulaciones.
9.- Explotar las tres principales zonas sonoras de la guitarra:
1 zona de resonancia (centro de la boca)
2 Zona de resonancia y claridad (donde termina la boca hacia el puente)
3 Zona de claridad (cerca del puente)
10.- Romper pulsar los armónicos en diagonal.
Otros consejos:
- La posición de la guitarra respecto al cuerpo debe ser siempre la misma.
- Tener siempre presente que debemos destacar la segunda y la tercera cuerda, que son más débiles.
- Los acordes tónicos se tocan sin arpegiar, sin embargo los acordes raros se tocan arpegiados para clarificarlos.
- La velocidad es impulso y direccionalidad.
- El ornamento en cadencia debe ser siempre a tiempo.
- El stacato debe tener un tiempo mínimo de resonancia.
- La resonancia es el verdadero corazón de la guitarra.
- El vibrato es intensidad, no reposo.
- En los ligados la fuerza la da el Pulgar actuando como pibote.
- El forte se busca en el límite de la belleza del sonido.
- Respirar entre frase y frase y proyectar la energía hacia el final.
- En el rasgueo la energía se direcciona hacia la "prima".
- Nada que se repita se toca igual. debemos cambiar o el color o el volumen o el timbre.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Indicação de Leitura!!! Ricardo Iznaola: On Practicing, a manual for students of guitar performance.

"RICARDO IZNAOLA - COMO ESTUDAR
I - Princípios do Bom Estudo
É isso aí amigos! Espero que tenham gostado desta postagem e que aproveitem bem estas informações.
Grande Abraço a todos! e Bons Estudos!
João Paulo Pessoa.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Harp-guitar

domingo, 20 de setembro de 2009
Pequenina História do Violão

Olá amigos!
Resolvi postar aqui este texto com noções históricas sobre o nosso amado instrumento. Para todos que se interessam pelo violão, é fundamental saber um pouco de sua história. Espero que este resumo sirva como indicação para futuras pesquisas. Boa leitura!
Em meados do séc XVI havia uma grande variedade de instrumentos de cordas dedilhadas em toda a Europa que podem ser divididos em três famílias principais: a dos alaúdes, a das vihuelas e a das guitarras. Estas grandes famílias atingiram um apogeu de popularidade no Renascimento e Barroco e produziram um repertório imenso, mas a família das guitarras, originariamente a menos aristocrática, passou por grandes transformações e atingiu seu apogeu no final do séc. XVIII enquanto as outras duas gradualmente caíram
Ao redor de
O resgate do violão e seu estabelecimento como moderno instrumento de concerto se inicia no final do século XIX, através de um artista espanhol de imensa capacidade musical: Francisco Tárrega (1852-1909). Ele tinha três objetivos principais: modernização do instrumento, renovação do repertório e reformulação da técnica e sua aplicação musical. A modernização do violão se efetuou através da colaboração de Tárrega com o luthier Antonio Torres. O instrumento leve do romantismo aumentou de tamanho, a escala foi levantada e a estrutura foi reforçada. O resultado foi um instrumento com mais volume, maior riqueza de timbres e projeção, tal como conhecemos hoje. Para fazer jus a um novo repertório que surgia, uma revolução técnica se fazia necessária. Tárrega adaptou ao novo instrumento o que de melhor havia sido feito por seus antecessores, e uma boa parte dos fundamentos hoje empregados no violão foram por ele sistematizados: defendeu o uso do violão sobre a perna esquerda, levantada com o auxílio de um banquinho; aboliu o uso do dedo mínimo apoiado sobre o tampo do violão, liberando assim a mão direita para um uso mais inventivo dos diferentes timbres do instrumento. Essas características foram parte integral do novo estilo interpretativo de Tárrega e admiradas e documentadas por seus alunos.
Para ver imagens de réplicas de instrumentos antigos basta fazer uma rápida pesquisa de imagens no serviço de busca de sua preferência.
Referência bibliográfica:
DUDEQUE, Norton. História do violão. Curitiba: ed. UFPE, 1958.
Grande abraço a todos, muita música e tudo de bom!
[]
João Paulo Pessoa
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Conheçendo o Violão.
Espero que estas informações sejam úteis para os iniciantes.

:)
[]
JP
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Diletantes, diletantes!

:)
[]
JP
O violão de Napoleon Coste (1805-1883)

Olá, amigos.
Encontrei esta foto em um site sobre a guitarra clássico-romântica.
eis o link:
www.earlyromanticguitar.com
Se você lê em inglês e se interessa pelo tema, este é um endereço para guardar nos favoritos do seu browser.
Grande abraço a todos!
Muita música e tudo de bom!!!
[]
JP