Translate with Google

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Postura no violão clássico: algumas considerações. / Classical guitar posture: some considerations.


 


Olá ... de volta às postagens aqui no blog. Recentemente criei um video no youtube onde discorro um pouco sobre a questão da postura corporal e do posicionamento do instrumento musical em relação ao corpo do instrumentista na prática daquilo que costumamos chamar de "violão clássico" ou "violão erudito". Existem algumas pequenas coisas que gostaria de acrescentar ao que foi dito no video: 

1- Se você não tem um professor tudo fica bem mais dificil no que concerne aos pequenos (e aos grandes) ajustes necessários para o seu progresso. Acho que aprender um instrumento musical inserido dentro de uma tradição e de um contexto histórico sem o auxilio de um professor ou mesmo sem o ambiente musical de uma boa escola não é o melhor caminho a ser trilhado. Aulas presenciais tendem a ser mais eficientes também. 

2- A postura que funciona pra mim talvez não funcione pra você. Isso parece obvio ... mas não é. Existe um caminho bastante tentador na arte de ensinar que nos leva ao confortável pensamento de que o melhor é "passar" para o aluno aquilo que funcionou para nós, ou "ensinar da forma que aprendemos" ... mas, como diria o grande mestre Zen Shunryu Suzuki "nem sempre é assim". Por outro lado, na fundamental e humana arte de aprender, somos igualmente tentados a pensar que algo não funciona bem pra nós quando não nos saímos bem nas primeiras tentativas. O segredo está quase sempre no equilíbrio. Para o professor é importante estar apto e aberto a guiar o aluno por experimentações e caminhos que talvez ele mesmo não tenha trilhado ou experimentado em sua trajetória. Igualmente no papel de alunos, devemos ter o bom senso de entender que o tempo, a paciência e a persistencia são fundamentais em nossa jornada. Encontrar sua postura (e/ou posicionamento) ideal para a prática do seu instrumento musical é parte integral do próprio estudo e portanto um processo constante.

3- Somos todos humanos e em constante transformação. 


Aqui está o video:


Espero ter ajudado. 

Grande abraço e bons estudos.

João Paulo Pessoa.

2 comentários:

Maria Flor disse...

Que maravilha esse conteúdo. Muito obrigado por compartilhar e parabéns!

Joao Paulo Pessoa disse...

Obrigado Maria!
:)

JPP