Translate with Google

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Estréia da Gemini aqui no blog. :)

 


Olá. Finalmente a primeira postagem aqui do nosso blog em 2024.

Lembrando que em 2025 completaremos 20 anos de The Tao of the Guitar.

Vamos lá.

Bem, como todos nós sabemos, as IAs (Inteligencias Artificiais) são uma realidade. Na minha opinião, uma ferramenta incrível que precisamos aprender a usar da melhor forma. Sendo assim, resolvi começar a experimentar a Gemini, um modelo de linguagem da Google AI.

Vou colocar aqui um texto da própria Gemini explicando melhor o que é um "modelo de linguagem". Sempre que eu citar a Gemini vou colocar em forma de pergunta e resposta, que é mais ou menos como funciona a plataforma:

João Paulo Pessoa: "Gemini, por favor explique o que é um modelo de linguagem."

Gemini: "Um modelo de linguagem é um sistema de inteligência artificial que aprende a gerar ou processar texto baseado em exemplos de treinamento. Os modelos de linguagem são treinados em grandes quantidades de texto para aprender a prever a próxima palavra ou frase com base no contexto anterior. Existem dois tipos principais de modelos de linguagem:

Modelos estatísticos: Usam métodos estatísticos para aprender a probabilidade de diferentes palavras ou frases aparecerem em um determinado contexto. São mais simples e menos poderosos que os modelos neurais, mas também são mais rápidos e eficientes.

Modelos neurais: Usam redes neurais artificiais para aprender a gerar texto que é semelhante ao texto de treinamento. São mais complexos e poderosos que os modelos estatísticos, mas também são mais lentos e exigem mais recursos computacionais.

Os modelos de linguagem podem ser usados para diversas tarefas, como:

- Tradução automática: Traduzir texto de um idioma para outro.

- Reconhecimento de voz: Converter fala em texto.

- Geração de texto: Criar textos originais, como notícias, artigos, poemas e histórias.

- Resposta a perguntas: Responder perguntas sobre um determinado tópico.

- Resumo de texto: Resumir um texto longo em um texto mais curto.

Os modelos de linguagem ainda estão em desenvolvimento, mas já estão sendo usados em diversos produtos e serviços, como:

- Tradutores online: Google Translate, Microsoft Translator, DeepL.

- Assistentes virtuais: Siri, Alexa, Google Assistant.

- Softwares de revisão de texto: Grammarly, ProWritingAid.

- Chatbots: Programas de computador que simulam conversas com humanos.

Os modelos de linguagem têm o potencial de revolucionar a maneira como interagimos com computadores. No futuro, eles podem ser usados para:

- Criar interfaces de usuário mais naturais e intuitivas.

- Personalizar a experiência do usuário.

- Gerar conteúdo criativo de alta qualidade.

- Melhorar a comunicação entre humanos e máquinas.

Os modelos de linguagem são uma tecnologia poderosa com um grande potencial. À medida que continuarem a se desenvolver, eles terão um impacto cada vez maior em nossas vidas. Se você quiser saber mais sobre modelos de linguagem, recomendo os seguintes recursos:

Artigo da Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_linguagem

(...)" (Texto gerado por Gemini, um modelo de linguagem da Google AI.)


Este é um exemplo de como a Gemini (um modelo de linguagem da Google AI) pode gerar um texto a partir de uma pergunta e/ou solicitação. Mas as aplicações de uma ferramenta como a Gemini podem ir bem mais longe à medida que vamos nos familiarizando com ela. Com certeza será uma nova forma de aprender. Acho nós (músicos/professores/pesquisadores) precisamos estar conscientes das possibilidades de uso das IAs para otimizar nosso trabalho e estar em sintonia com os avanços destas novas tecnologias. Pensando nisso, pedi à Gemini pra ela falar um pouco sobre Napoleon Coste(1805-1883) e também sobre uma obra específica deste compositor. 

Vamos ver o resultado:

João Paulo Pessoa: "Gemini, você conhece Napoleon Coste?"

Gemini: "Sim, eu conheço Napoléon Coste! Ele foi um importante guitarrista e compositor francês do século XIX. Aqui estão algumas coisas que sei sobre ele:

Nascimento e falecimento: 27 de junho de 1805 - 17 de fevereiro de 1883

Nacionalidade: Francesa

Instrumento: Guitarra clássica

Contribuições: Reconhecido como um dos primeiros compositores a transcrever peças do violão do século 17 para a notação musical moderna. Tornou-se conhecido por seu interesse em tocar guitarras de sete cordas. Deixou um significativo catálogo de obras originais, incluindo composições solo, duos e trios para guitarra. Considerado um importante elo entre a escola de Fernando Sor e os compositores guitarristas românticos tardios.

Se você quiser saber mais sobre Napoléon Coste, eu posso te dar algumas sugestões:

Artigos da Wikipédia:

Inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Napol%C3%A9on_Coste

Francês: https://en.wikipedia.org/wiki/Napol%C3%A9on_Coste

Espanhol: https://es.wikipedia.org/wiki/Napol%C3%A9on_Coste

Português: https://en.wikipedia.org/wiki/Napol%C3%A9on_Coste

Biografias dedicadas:

"Napoléon Coste: Composer for the Guitar" de Graham Wade

"Napoléon Coste: Études et Caprices" de Michel Noë

Gravações: Várias gravações de suas obras estão disponíveis em plataformas de streaming e lojas online.

Eu espero que esta informação seja útil. O que mais você gostaria de saber sobre Napoléon Coste?"(Texto gerado por Gemini, um modelo de linguagem da Google AI)

João Paulo Pessoa: "Gemini, você conhece a obra musical Fantasie Chevaleresque: Le Tournoi, de Napoleon Coste?"

Gemini: "Sim, eu conheço a obra "Fantasie Chevaleresque: Le Tournoi" de Napoléon Coste. É uma peça virtuosa e evocativa para violão solo, composta em 1829 e dedicada ao compositor e guitarrista Hector Berlioz. A obra retrata a atmosfera emocionante de um torneio medieval, com seus cavaleiros corajosos, fanfarras vibrantes e momentos de suspense e triunfo. (...)

- Análise musical: https://www.bruzanemediabase.com/en/exploration/works/tournoi-fantaisie-chevaleresque-guitare-op-15-napoleon-coste

Espero que você aprecie estas informações e que elas te inspirem a explorar mais a obra de Napoléon Coste.(...)" (Texto gerado por Gemini, um modelo de linguagem da Google AI)


Espero que tenham gostado.

Se quiser saber mais sobre a Gemini, basta pesquisar no Google por "Gemini, um modelo de linguagem da Google AI". 

E para finalizar o nosso post de hoje, deixo aqui um vídeo (de muuuuiiito tempo atrás) com a minha interpretação da "Fantasie Chevaleresque: Le Tournoi" de Napoléon Coste.

Grande abraço e bons estudos.

:)






2 comentários:

Maria Flor disse...

Caramba! Até um pouco assustador. Mas, muito legal essa ferramenta. Obrigado por compartilhar essa informação. Vou testar depois. Abraço!!!

Joao Paulo Pessoa disse...

Obrigado por comentar aqui no blog Maía.
;)
:P