Olá ... mais um post para nossa conta aqui no The Tao of the Guitar. E, como estamos dizendo em todos os posts de 2025: são 20 anos de The Tao of the Guitar! Oooohooouuu! ... Desde o ano de 2005 que estamos aqui em nossas postagens sobre violão e música. Vamos em frente.
:)
Hoje vamos falar um pouco sobre as nossas impressões ao assistir um vídeo no Youtube que apresenta a ideia do Open Frets Guitar, da Dra. Katalin Koltai. Poxa ... é o tipo de ideia genial que a gente ouve de alguem e pensa: "Como ninguem pensou nisso antes?" ... Realmente as coisas mais geniais são mesmo ideias simples que trazem uma complexidade benvinda para nossa arte.
Aqui está o vídeo do canal da Dra. Koltai:
Vou adicionar ao nosso post aqui no blog, uma tradução para o português do texto que está no site da violonista Katalin Koltai, em que ela descreve o OPEN FRETS GUITAR:
"Como uma violonista inovadora, exploro novos sons de violão e amplio os limites da linguagem do violão. Durante meu doutorado no Centro Internacional de Pesquisa de Guitarra da Universidade de Surrey (2018–2023), desenvolvi um novo design de violão com braço magnético e sistema de capo magnético. Originalmente chamado de "Ligeti Guitar", este instrumento foi criado para facilitar elementos de novas músicas que não podem ser tocados em um violão convencional.
No entanto, rapidamente percebi que esta invenção tem um potencial muito mais amplo para além da sua aplicação em novas músicas. Ao abrir o braço do violão, amplia as capacidades harmónicas do instrumento, oferecendo oportunidades criativas em vários campos. A Open Frets Guitar baseia-se nesta invenção, expandindo seu uso em vários gêneros musicais, música comunitária e pedagogia." (Texto extraido de https://katalinkoltai.com/ ... tradução com Google TR/adaptação e correção por JPP)
Poxa, assim que vi esse vídeo da Katalin Koltai no Youtube, meu primeiro impulso foi de compartilhar com meus alunos na aba "Comunidade" lá no meu canal. Mas achei importante fazer um post aqui também com mais impressões sobre esta invenção. As possibilidades parecem ser imensas ... sempre achei o capotrasto uma ferramenta incrível. Normalmente usamos em música da renascença, mas seu uso pode ser bem mais amplo. E em muitos momentos em minha formação eu também já pensei algo como: "poxa, e se eu pudesse segurar esta ou aquela nota impossível em uma determinada passagem?" ... Lembro inclusive, que em algumas passagens que eu não conseguia tocar em peças do meu repertório da universidade (tenho mão pequenas) alguns colegas faziam uma piada do tipo: "Tem que ter um estagiário pra segurar essa nota aí" ... Então, vocês podem imaginar minha empolgação ao ver esta nova invenção. A única restrição que pensei foi a dificuldade de ter que possuir um violão especial com braço magnético para poder fazer uso destes pequenos capotrastos de uma nota só. Mas, é provável que num futuro próximo esta ideia se expanda para algo que possa ser utilizado que qualquer violão. Invenções assim nos fazem realmente pensar que apesar de todos os problemas, é incrível estar vivendo no séc XXI e que o futuro (apesar de possivelmente distópico) traz também muitas esperanças e invenções fantásticas.
Parabéns Dra. Katalin Koltai ... sua invenção é incrível! Assim como sua música.
Grande abraço musical e fraterno.
Bons estudos.
:)
[]
João Paulo Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário