Olá ...
Vamos agora a um segundo vídeo do Youtube qua fala sobre a vida e obra de Haydn. Dessa vez um vídeo em lingua portuguêsa, do canal do músico, professor e violonista Sidney Molina. Eu sou super fã do trabalho feito por Sidney Molina no Youtube e também com seu quarteto de violões, o Quaternaglia. Molina é doutor em música e tem trabalhos incríveis, como sua tese sobre a discografia de Julian Bream e/ou sua série de programas de rádio sobre o mesmo tema. Recomendo muito que você conheça o trabalho deste grande músico e pesquisador brasileiro. Mas agora, voltando a Haydn, perceba que neste vídeo, Molina é mais criterioso quando cita as obras e os respectivos intérpretes. Quando ele cita o segundo movimento da Sinfonia 92 "A Surpresa", por exemplo, ele coloca também o nome da orquestra (London Philarmonic) e do regente (Georg Solti). Você pode, e deve, aproveitar as informações e dicas contidas no vídeo do prefessor Molina, e em um momento posterior, buscar as obras e intérpretes em um servico de streaming de música, e escutá-las na integra.
E, por fim, o terceiro, último, e mais importante passo no nosso pequeno exercício de investigação em cima da obra de um determinado compositor: a pesquisa das obras para ouvir. Como citei anteriormente, acho pertinente conhecer as obras através de gravações, álbuns (somente áudio). Não que eu não goste de assistir vídeos de boas orquestras e intérpretes no Youtube. Mas a escuta em plataformas de streaming de música me parece proporcionar mais a concentração desejada para o estudante mergulhar no mundo sonoro. A explicação das razões por essa minha preferência ocupariam um espaço longo demais nessa postagem, portanto, me contento com essa singela explicação: é melhor assim.
Vou citar portanto, alguns álbuns de minha preferência pessoal, que encontrei na plataforma de streaming que uso no momento que é o Youtube Music. Mas você com certeza encontra estas gravações em outras plataformas. Não vou linkar aqui os álbuns citados nos dois vídeos anteriores. Deixo este trabalho para o estudante ávido por conhecer mais. Perceba que foram citados nos vídeos obras de grande proporção de Haydn ... busque escutá-las. Mas na minha lista, vou indicar obras para pequenas formações e/ou instrumentos solistas.
Vamos aos álbuns que recomendo:
1) Doric String Quartet - Haydn String Quartets (Wigmore Hall Live): começamos bem com essa super gravação dos quartetos opus 09, 50 e 76 de Haydn. É o registro de um recital ... gravado ao vivo mesmo nessa sala importantíssima em Londres. Traz a emoção de uma performance ao vivo e calor do palco para o som. Para nós violonistas, a escuta de bons quartetos de cordas tocando obras de mestres como Haydn é essencial para nutrir nossa imaginação musical. E o Doric String Quartet se mostra virtuosísticamente incrível neste álbum.
https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_lgeJ_fGgcvMM6yQgi79ZFBrbgsrIfh-1U&feature=share
2) András Schiff - Haydn Piano Sonatas: este é um pianista muito consagrado que você deve conhecer. Suas gravações são muito bem feitas e seu perfeccionismo nos leva a um outro nível de escuta. As sonatas para piano são uma parte bem importante da obra de Haydn e nos aproxima dos desafios que temos ao interpretar música vistuosística do período clássico no violão. Neste álbum você ouvirá as sonatas 32, 33, 53, 54 e 58.
https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_n42UmJNFquH2j92b6AD5UgEJnJnDyRrCM&feature=share
3) Paul Galbraith - Paul Galbraith plays Haydn: para os desavisados a resposta é Não! Haydn não escreveu para violão. O que ouvimos nesse álbum incrível do violonista escocês Paul Galbraith, são as suas transcrições para seu violão de oito cordas (que ele chama de Brahms Guitar) das sonatas de Haydn para piano nº 11, 31, 32 e 57. Considero Galbraith como um mestre espiritual, guru e/ou uma espécie de mentor musical imaginário ... Tive a honra de ser aluno de Paul Galbraith em uma masterclass e isso com certeza me impactou muito mesmo. Na época até escrevi uma postagem aqui no blog sobre esta experiência. Sou super fã de suas gravações, principalmente do álbum que tem as sonatas e partitas de J. S. Bach. Neste disco listado aqui, tocando Haydn, Galbraith nos fala, através de suas interpretações, de como não há limites para a vontade e para a imaginação do artista, de explorar os oceanos de outros mundos com o seu instrumento musical. Recomendo muito ouvir repetidas vezes!
https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nODM5Ubmzg5M8-b6_m_mXYky3_hqxtzns&feature=share
Espero ter ajudado.
Grande abraço e bons estudos.
[]
:)
JPP